O Instituto Histórico e Geográfico de MG contrata o Serviço de Hospedagem BIBLIVRE para automatizar o acervo de sua Biblioteca, intitulada “Biblioteca Corpénico Pinto Coelho”.
O Acervo da “Biblioteca Corpénico Pinto Coelho” conta com mais de 16.000 Títulos para atender seus associados e demais membros da comunidade. Agora, com o seu acervo disponível para consulta na internet, o Instituto vai ampliar o acesso das obras existentes no seu acervo para todas as pessoas que desejam reconhecer os registros históricos do Estado de Minas Gerais.
O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais surgiu em Belo Horizonte em 1907, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado no Rio de Janeiro em 1838. Os próceres responsáveis pela independência do Brasil logo sentiram a necessidade de uma instituição específica, que cuidasse do registro dos fatos históricos e que fosse repositório dos mapas e das descobertas geográficas do vasto território.
No final do Império e nos anos iniciais da República, inúmeros estados criaram seus Institutos Históricos e Geográficos. Em 1896 Nelson Coelho de Senna iniciou sua pregação para criar o Instituto Histórico e Geográfico em Minas Gerais.
Em 1897 era Antônio Augusto de Lima quem dirigia novo apelo a comunidade de intelectuais mineiros. No entanto, numa reunião realizada no “Clube Floriano Peixoto”, cujo presidente era o Coronel Júlio César Pinto Coelho que corporificou-se a idéia de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Francisco Mendes Pimentel era seu correligionário. No referido Clube associavam-se políticos, médicos, empresários e juristas como o professor e escritor Nelson Coelho de Senna, como o Senador José Pedro Drumond, o Dr. Prado Lopes, o Senador Bernadino de Lima, Dr. Cícero Ferreira, Dr. Olinto Meireles, Dr. Rodolfo Jacob, Dr. Vaz de Lima, Major João Líbano Soares, e muitas outras personalidades significativas do Estado.
O grupo de intelectuais acima citados programou reunião para 16 de junho de 1907, quando discursou o Dr. Augusto de Lima, “fazendo entrega da organização do Instituto a seus sócios fundadores.” Estiveram envolvidos na fundação integrando uma Comissão os doutores: Augusto de Lima, Prado Lopes, João Luiz Alves, Francisco Alves Júnior, Cel. Francisco Bressane, Olinto Meireles, Estevam Pinto, Pedro Sigaud, Major João Líbano Soares, Rodolfo Jacob e o Coronel Júlio César Pinto Coelho.
O Presidente do Estado de Minas Gerais, João Pinheiro foi escolhido por aclamação para presidir o Instituto. A ata de fundação data de 18 de julho de 1907.
A instalação solene ocorreu em 15 de agosto de 1907, no salão Nobre da Câmara dos Deputados, situada no prédio da Faculdade de Direito, atual Praça Afonso Arinos. O Dr. Diogo de Vasconcelos proferiu o discurso oficial.
Em 1967, o Instituto recebe do Governador Israel Pinheiro a escritura de doação em comodato, com área construída de 500 metros quadrados, localizado na sobreloja do Edifício JK.
A importância do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, extrapola os limites do Estado e do País, visto possuir muitos sócios, em outras unidades da federação e em vários países, destacando-se como tribunal da História e depositário das tradições de Minas Gerais.
Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso Serviço de Hospedagem BIBLIVRE?
Envie um E-mail para consultor@acervos.bib.br ou
Entre em contato via WhatsApp +55 27981244442