Biblioteca Municipal de Paraty está agora instalada em novo local, mais adequado e melhor localizado: no térreo do sobrado da Antiga Prefeitura, na rua do Comércio, quase na esquina da Samuel Costa. Novos são também todo o mobiliário e a elegante e atraente sinalização visual, criando um espaço convidativo e acolhedor tanto para quem por ali passa vir a descobrir a biblioteca, quanto para os leitores e sócios que já a utilizavam terem condições de melhor usufruir de seu amplo e abrangente acervo – que tem como destaques a literatura, história e artes.

A biblioteca foi criada em 1872 pela Câmara Municipal da Cidade de Paraty, a partir de decreto imperial de 1871 que “mandou estabelecer uma biblioteca pública em cada uma das cidades desta Província” (do Rio de Janeiro).

Entre os documentos em que se verificam o seu efetivo funcionamento estão a lista da doação de livros â biblioteca por um cidadão paratiense em 1876 e o livro de registro dos empréstimos realizados no ano de 1879.

A biblioteca funcionou em diferentes salas da Câmara até 1981, quando parte de seu acervo foi transferido para a Escola Municipal do Parque da Mangueira. Em 1992, com a doação do acervo bibliográfico de Fábio Villaboim, a biblioteca foi reorganizada pelo Instituto Histórico e Artístico de Paraty, com o nome de Biblioteca Municipal Fabio Villaboim, sendo transferida em 1997 para a Antiga Cadeia, no Largo de Santa Rita. Foi um passo importante para a ampliação tanto de seu número de usuários e sócios quanto de seu acervo, já inicialmente de qualidade – em particular a partir da realização da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), a qual desde a primeira edição em 2003 inclui a doação à biblioteca de exemplares de livros de autores convidados, acrescentando-se às doações dos sistemas estadual e nacional de bibliotecas. Em vinte anos, todavia, as limitações e inadequações do local foram se tornando mais evidentes, dificultando a sua adequação à atual concepção das bibliotecas como espaços atraentes e acolhedores, não só à leitura e estudo como também à fruição e produção cultural e à própria convivência.

A Secretaria Municipal de Cultura optou então, para a revitalização e modernização da Biblioteca Municipal de Paraty, por sua transferência a um novo espaço, além da aquisição e renovação de todo o mobiliário, bem como do equipamento e software para a progressiva digitalização de seu catálogo e automação no atendimento. Criou-se uma nova imagem e ambientação para a Biblioteca Municipal de Paraty, tornando-a acolhedora, ágil e atraente aos usuários, de modo a ampliar significativamente o seu público, e possibilitar que esse importante equipamento cultural municipal desenvolva o seu potencial, assumindo progressivamente a relevância que merece em Paraty, cidade que tem por meio da FLIP sua imagem associada ao livro, à leitura e literatura.

Biblioteca Municipal Fábio Villaboim é a biblioteca municipal de Paraty

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *